jusbrasil.com.br
2 de Julho de 2022

Portaria reduz prazo de afastamento do trabalhador com covid-19 de 15 para 10 dias;

Caren Bataglin da Silveira, Advogado
há 5 meses

Diminui o prazo de 15 para 10 dias o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados do novo coronavírus, suspeitos ou que tiveram contato com casos ainda sob análise.

O período de afastamento pode ser reduzido para sete dias, caso o funcionário apresente resultado negativo em teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno a partir do quinto dia após o contato.

A redução para sete dias também vale para os casos suspeitos desde que o trabalhador esteja sem apresentar febre há 24 horas, sem tomar remédios antitérmico e com a melhora dos sintomas respiratórios.

As empresas devem prestar informações sobre formas de prevenção da doença, como o distanciamento social, e reforçar a necessidade de procedimentos de higienização correta e frequente das mãos com utilização de água e sabonete ou, caso não seja possível a lavagem das mãos, com adequado como álcool a 70%.

As empresas também devem disponibilizar recursos para a higienização das mãos próximos aos locais de trabalho, incluído água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira, cuja abertura não demande contato manual, ou adequado para as mãos, como álcool a 70%.

As empresas devem adotar medidas para evitar aglomerações nos ambientes de trabalho, como a manutenção da distância mínima de um metro entre os trabalhadores e entre os trabalhadores e o público e o uso de máscara.

Informações relacionadas

Thamara Guerra, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Petição inicial encerramento indevido de conta bancária com danos morais e pedido de tutela antecipada

EDIMAR FERREIRA, Advogado
Modelosano passado

modelo; defesa prévia; art.213, §1º, cp; estupro de menor de dezoito anos

Jus Petições, Advogado
Modeloshá 8 meses

[Modelo] Ação Monitória

Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contrarrazões de Apelação - desapropriação - honorários advocatícios.

Genival de Oliveira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Auxílio-doença conta para aposentadoria?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)